Curiosidades e delícias sobre o molho de tomate

 em Dicas, Receitas, Receitas Massa de Pizza

Presente em praticamente todas as cozinhas brasileiras, o tomate é um dos vegetais mais versáteis de toda a culinária, sendo utilizado nos mais variados preparos – de saladas a drinks! Dentre suas principais características, está a presença do umami, conhecido por “preencher o paladar” e trazer uma nova camada de sabor aos alimentos.

Embora seja amplamente consumido e conhecido internacionalmente, o que muitas pessoas não sabem é que, ao contrário do que se possa imaginar, o tomate é uma fruta, não um legume. Ele pertence à família das solanáceas, que inclui outros vegetais populares, como a berinjela e o pimentão.

E essa não é a única curiosidade sobre o tomate! Um dos fatos mais interessantes sobre o fruto é que, até o fim do século XIX, ele era considerado venenoso em diversas regiões do mundo. Isso porque, dentro da família das  solanáceas, há algumas plantas com toxinas impróprias para consumo humano, fazendo com que cozinheiros daqueles tempos temessem as suas propriedades. Por isso, no período, o tomate era comumente usado com fins ornamentais.

Ao longo dos anos, o mito caiu por terra em todo o planeta, tornando-se popular nas mais variadas culturas, com grande destaque para a Itália, cuja gastronomia tem forte presença do tomate nas massas salgadas. 

Apesar dessa forte ligação com o país italiano, vale ressaltar ainda mais um fato curioso sobre a “invenção” do molho de tomate, creditada a Antonio Latine, chef de cozinha espanhol que é pioneiro no preparo da receita. De acordo com registros históricos, no fim dos anos 1600, Latine elaborou um molho à base de tomates, cebolas e azeite de oliva, fórmula a qual estamos acostumados até hoje! 

A receita mais popular feita com tomates é justamente o molho, que ganhou diversas versões ao longo dos anos e em diferentes culturas. As opções mais comuns são:

  • Extrato de tomate: feito, via de regra, com tomates apurados ao máximo (em alta concentração), açúcar e sal. É uma base concentrada e espessa, de coloração mais escura.
  • Passata: é mais fluido, feito da polpa de tomate cozida, sem pele e sem sementes. Pode ser encontrado com ou sem adição de sal.
  • Molho de tomate: apesar de o extrato e a passata serem “conceitualmente” molhos de tomate, no Brasil, usamos esse termo ao nos referirmos ao molho feito com temperos, cebola, alho e óleo. Isto é, uma mistura de tomate com outros ingredientes que agregam sabor.

Além disso, essas 3 bases derivam vários preparos que também são outras receitas de molho de tomate mais incrementadas, como pomodoro (tomates e temperos), bolonhesa (com carne) e matriciana (com guanciale ou bacon).

Pensando nessas bases versáteis, e inspirados neste assunto que dá água na boca, trouxemos para você uma receita prática, muito gostosa e diferenciada do molho pomodoro. Ela reúne ingredientes altamente saborosos para potencializar o tomate, podendo ser utilizada em pizzas, macarronadas, lasanhas, carnes cozidas, hot dogs e até mesmo no strogonoff. Veja só:

Molho de tomates assados

Ingredientes

  • 8 tomates bem maduros cortados em 4 partes iguais (não é necessário retirar as sementes e pele)
  • 1 cebola dividida em 2 partes iguais
  • 4 dentes de alho sem casca e sem picar
  • ½ pimentão amarelo ou vermelho sem picar (retire as sementes)
  • ½ cenoura grande ou 1 cenoura pequena cortada em pedaços com 1 dedo de espessura (você pode usá-la com casca, desde que devidamente higienizada)
  • 3 fios de azeite de oliva 
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Espalhe 2 fios de azeite de oliva no fundo de uma assadeira ampla. Em seguida, disponha todos os vegetais sobre a forma, tomando cuidado para que não cubram um ao outro. Depois, adicione o sal e a pimenta a gosto e regue tudo com mais um fio de azeite.

Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 40 minutos a 200ºC ou até que todos os ingredientes estejam moles/desmanchando. Depois, basta bater todo esse assado (incluindo o óleo e os líquidos que soltarem na assadeira) no liquidificador, processando até que o molho fique lisinho. Caso prefira mais fluido, adicione a quantidade de água que desejar!

Quer conferir outras dicas e receitas? Leia outros artigos em nosso blog clicando aqui.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Cinco receitas criativas usando as Batatas Palhas Husker