O cachorro quente em 10 países ao redor do mundo
O clássico hot dog americano, que consiste basicamente em pão, salsicha e mostarda, é uma imagem a qual já estamos acostumados. Mas, felizmente, sabemos que o cachorro quente brasileiro, independente de qual região do país, é muito mais recheado e completo que a receita original.
O cachorro quente é uma comida típica dos Estados Unidos, embora a salsicha tenha sua origem reivindicada por dois países europeus, a Áustria e a Alemanha. Porém, ao longo dos anos, essa deliciosa iguaria tornou-se popular ao redor de todo o mundo e foi se adaptando aos costumes, gostos e culinárias de cada local.
No Brasil, como dissemos anteriormente, a receita de hot dog “parte” da tradicional americana, mas ganhou muitos outros ingredientes, com destaque para o catchup e/ou molho de tomate, milho e, claro, muita batata palha!
A seguir, vamos conhecer a forma que 10 países de todas as partes do planeta fazem seus cachorros quentes, começando justamente pelo Brasil e seus sabores incríveis:
- Brasil
Um país de proporções continentais, como o nosso, sempre concentra grandes diferenças culinárias. Da refeição do dia a dia ao lanche mais amado do mundo, cada localidade tem a sua receita.
Quando o assunto é cachorro quente, isso não é diferente! A variação mais conhecida, sem dúvidas, é a adição de purê de batata, uma invenção de São Paulo que já conquistou paladares de outros cantos do país.
Porém, as “invenções” não param por aí: no Rio de Janeiro, costuma-se adicionar ovo de codorna, vinagrete, queijo ralado, azeitona e até uva passa. Em Belém do Pará, é tradicionalmente adicionado carne moída, mas, em algumas opções, pode ainda contar com tucupi, jambu e até castanha-do-Pará.
Na Paraíba, há opções também com carne moída, além de coentro e queijo de coalho. Em Santa Catarina, você pode encontrar o adicional de chucrute. Já no Paraná, especialmente em Curitiba, a farofa é muito bem recomendada.
- Estados Unidos
Sim, até mesmo no “Tio Sam” há outras receitas de hot dog!
O clássico, que mencionamos no início deste artigo, é um lanche muito consumido em eventos, sobretudo em jogos esportivos, mas muitas regiões estadunidenses possuem sua própria receita, a exemplo de Denver, no Colorado. Lá, o cachorro quente leva também cebola roxa, coalhada e pimenta jalapeño.
No estado de Michigan, o hot dog leva uma generosa camada de chilli, enquanto em Seattle leva repolho, muita pimenta e cream cheese. Chama ainda a atenção o de Chicago, com vários tipos de picles, o do Kansas, com bastante queijo suíço, e o de Memphis, onde a salsicha é frita envolta com bacon.
- Islândia
Aposto que você não esperava ler sobre este país, não é mesmo?
Curiosamente, é na Islândia que se encontra o reconhecido “melhor cachorro quente do mundo” – isso segundo o jornal inglês The Guardian, responsável por popularizar este importante título desde 2006.
Mais especificamente, o hot dog “campeão” é de uma simples lanchonete chamada Bæjarins Beztu Pylsur. A receita, comum no país, leva cebola crua, cebola frita e um molho especial chamado remoulade (feito com mostarda, picles e anchovas). Lá, a receita ganha seu principal diferencial devido à salsicha, feita de carne de cordeiro.
- Alemanha
Num dos países de origem da salsicha, é claro que ela é a estrela do hot dog. Inclusive, é muito comum que o hot dog alemão tenha o pão muito menor que a salsicha, funcionando mais como um “suporte” para ela.
O cachorro quente alemão tem poucos ingredientes, contendo geralmente uma mostarda “forte”, chucrute e uma salsicha de excelente qualidade. De uma forma geral, ela é mais tenra que a que costumamos consumir no Brasil, assemelhando-se mais a uma linguiça.
- Colômbia
Você sabia que na Colômbia a batata palha é também muito apreciada?
O hot dog dos nossos “hermanos” é bem similar ao nosso, já que leva muitos ingredientes – inclusive bastante maionese – mas ainda costuma conter ovo cozido e abacaxi.
- França
Como já era de se esperar, os franceses preferem o cachorro quente feito no pão croissant. Além disso, o lanche costuma ser gratinado com queijo, geralmente o gruyère.
- Noruega
Muito similar ao mais simples hot dog americano, o norueguês tem o diferencial de ser feito numa espécie de tortilla – um pão fino, em disco, onde a salsicha fica “enrolada”.
- Argentina
Voltando à América do Sul, na Argentina o hot dog leva menos molhos que o nosso, ganha adicional do mais famoso tempero local, o chimichurri, e uma saladinha similar ao vinagrete. Uma receita mais “fresh”!
- Vietnã
Assim como os argentinos, os vietnamitas também preferem uma receita mais leve: o hot dog leva salsicha e muitos vegetais, como cenoura e cebola, ralados ou cortados em tirinhas finas.
- Chile
Encerrando a lista, temos o hot dog chileno que, além de maionese e sour cream, leva também abacate amassado. Mistura interessante, né?
Qual dessas receitas chamou mais a sua atenção? Aliás, o que não pode faltar na sua receita de cachorro quente? Conta pra gente! Confira outras curiosidades e dicas culinárias clicando aqui.