10 dicas fáceis de empratamento para receitas salgadas
Não é preciso ser chef para saber uma verdade: nós comemos com todos os sentidos!
Muito além do paladar, alimentar-se é uma atividade que se faz também com os olhos. Afinal, quem nunca sentiu aquela fome só de ver a foto de um prato bonito, não é mesmo?
É por isso que as técnicas de empratamento e finalização de receitas são tão interessantes. Elas nos ensinam a criar “camadas extra” de atratividade aos pratos, deixando-os ainda mais apetitosos, harmônicos e irresistíveis.
A seguir, listamos 10 dicas para que você também coloque em prática esses recursos. São simples detalhes que fazem a diferença no visual da comida e que vão fazer você parecer um expert da culinária.
Vamos lá:
- Ervas frescas devem ser adicionadas ao final do preparo ou no empratamento, para que permaneçam saborosas e verdinhas.
- Mesmo que você utilize as ervas durante a receita, decorar com um toque de tempero fresco é sempre uma alternativa eficaz! Vale lembrar que a salsinha é reconhecida como a erva fresca mais versátil, já que combina com praticamente todos os pratos salgados.
- Além das ervas, os brotinhos também podem ser adicionados aos pratos para embelezá-los. Brotos de chia, lentilha e rúcula, por exemplo, enriquecem o olhar sobre o alimento.
- Para ganhar uma textura a mais e deixar a sua receita ainda mais bonita, adicione batata palha Husker aos gratinados (somente depois de retirá-los do forno, para não perder a crocância).
- Após empratar, lembre-se de limpar as bordas/cantos do recipiente, utilizando um papel toalha, para obter um acabamento perfeito!
- Evite servir folhas de vegetais muito grandes, porque dificultam o consumo e comprometem o visual. O ideal é rasgá-las com a mão ou picá-las.
- O contraste de cores é sempre muito rico visualmente, principalmente nas saladas. O simples equilíbrio de tons entre o alface e o tomate, por exemplo, dá mais vida aos pratos.
- Ainda sobre cores, é interessante evitar refeições “monocromáticas”, pois dão a sensação de que não há diversidade no prato.
- O contraste de texturas é também muito positivo! Por exemplo: uma refeição muito cremosa, como o strogonoff, fica mais bonita e apetitosa com o acompanhamento da batata palha Husker.
- Molhos para salada e outras caldas fluidas têm melhor desempenho se servidas à parte, em outro recipiente. Isso porque o alimento pode ficar “afogado” no líquido, o que compromete tanto seu visual quanto sua textura.
E você, tem alguma dica além dessas? Deixe uma sugestão nos comentários, queremos saber os seus segredos na cozinha!