Estratégias de empratamento para impressionar seus clientes
É fato que o aroma e o sabor dos alimentos são muito importantes para o sucesso de um restaurante e estabelecimentos do gênero. Contudo, uma boa apresentação também faz a diferença! Além de surpreender visualmente, um empratamento bem elaborado desperta a atenção dos clientes e contribui para a percepção de sabor antes mesmo da comida ser degustada.
É possível proporcionar uma experiência gastronômica inesquecível seguindo algumas estratégias simples. Continue a leitura e confira quais são!
Escolha dos pratos e utensílios
Para proporcionar uma imagem bem equilibrada, opte por pratos e utensílios de servir em cores neutras, que deixem o destaque para a comida. Nesse momento, é importante considerar o tamanho do prato em relação à quantidade de refeição servida, para não dar a impressão de porção muito pequena ou, até mesmo, exagerada.
Centralize o alimento
Para conferir uniformidade e elegância, centralize o alimento principal, criando um ponto focal.
Além disso, adicionar altura e volume em determinados locais proporciona um visual mais moderno, empilhando ingredientes ou utilizando moldes para dar forma a certos alimentos, como o arroz.
Decoração
Além de saborosos e aromáticos, alguns ingredientes também ajudam a realçar a beleza de um prato. Por esse motivo, aposte em ervas frescas ou secas, pimentas, reduções, frutas, flores comestíveis entre outros itens que podem inovar a apresentação. Porém, utilize-os com cautela! A decoração deve ser sutil, evitando que o visual fique sobrecarregado.
Texturas e equilíbrio
Combine elementos crocantes a outros macios e refinados, a fim de variar as texturas e evitar a monotonia. Um bom exemplo são as Batatas Palhas Husker, que embelezam os pratos e adicionam crocância às refeições.
Distribua os alimentos de maneira equilibrada, para que nenhum se sobressaia ao outro – a não ser que esse seja o efeito esperado!
Técnica do relógio
Se surgir aquela dúvida na hora do empratamento, uma estratégia curiosa e muito usada por chefs do mundo todo é a do relógio. Nela, os alimentos são posicionados no prato como se estivessem entre os ponteiros de um relógio, por exemplo:
Entre 3 e 9 horas ficam as proteínas.
Entre 9 e 11 horas estão os carboidratos.
Entre 11 e 3 horas são distribuídos os vegetais.
Lembre-se de limpar os pratos
Após finalizar seus pratos, atente-se aos mínimos detalhes. Lembre-se de limpar com papel toalha e água possíveis respingos indesejados ou qualquer elemento fora de ordem.
Vale destacar que a apresentação dos pratos colabora com a percepção de valor do local e melhora a experiência do consumidor. Afinal, comer é uma experiência sensorial completa.
Pratos bonitos ainda despertam a vontade do público de tirar fotos para serem publicadas nas redes sociais, ajudando na imagem on-line do seu estabelecimento!
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