Nostalgia que faz bem até ao paladar

 em Dicas

Há quem acredite que a nostalgia é um sentimento ruim, já que seria uma espécie de apego ao passado, uma forma de estar preso a tempos que não voltam mais. Mas, felizmente, essa interpretação está errada.

A nostalgia, na verdade, está intimamente ligada a bons sentimentos.

Isso porque a sensação de saudade, por mais que “aperte o coração”, reflete a memória de algo que foi positivo. Ou melhor: só sentimos nostalgia daquilo que foi bom.

Até mesmo a ciência comprova os benefícios da nostalgia.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Southampton, na Inglaterra, os sentimentos nostálgicos aumentam nossa vitalidade e nos ajudam a lidar melhor com o presente e o futuro. 

Para estes pesquisadores, pensar no passado nos traz uma maior e melhor compreensão de quem somos individual e coletivamente. Isso porque revisitamos ou revivemos aspectos importantes para a nossa formação e ainda fomentamos a noção de pertencimento na história.

Isso tudo explica porque algumas músicas, filmes, comidas e até mesmo objetos e aromas nos “transportam” para o passado e causam uma sensação mista de alegria, saudosismo e afeto.

Quando aplicamos o conceito de nostalgia ao paladar, por exemplo, temos o que chamamos de “memória gustativa”.

Sabe quando você come a macarronada da sua avó e lembra dos finais de semana de quando era criança? Ou quando experimenta um achocolatado e é levado às férias do primário; quando come um salgadinho e se recorda de um amigo querido que amava esse alimento… Tudo isso é memória gustativa!

Isto é, a lembrança de algo e/ou de um contexto do passado em que aquele sabor estava presente. Daí entra também a nostalgia: além da recordação, o afeto gerado por toda essa experiência sensorial.

Atualmente, profissionais da culinária e da gastronomia buscam estimular essas sensações nostálgicas em seus pratos – muitas vezes, esse recurso é chamado de cozinha afetiva

E você também pode se valer disso para desenvolver preparos incríveis na cozinha, sabia?

Uma das formas de se “cozinhar com nostalgia” é se aventurar por comidas clássicas da cozinha popular brasileira: pratos que fizeram parte de nossa infância e/ou que foram marcantes em décadas passadas. 

Como sugestão, separamos duas receitas práticas, nostálgicas e deliciosas para se fazer em casa. Veja só:

Barquetes de maionese de batata

Ingredientes:

1 embalagem de barquetes Husker

3 batatas médias cortadas em cubinhos 

1 cenoura pequena cortada em cubinhos

½ lata de milho verde

½ cebola pequena ralada ou bem picadinha

100g de vagem cortada em rodelas finas

1 e ½ xícara de maionese 

Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto

Modo de preparo:

Pré-cozinhe as batatas, a cenoura e a vagem até que fiquem al dente. Depois de esfriar, misture tudo aos demais ingredientes. Se preferir, prepare a sua própria maionese para essa receita.

Instantes antes de servir, cubra as barquetes Husker com a maionese de batata. Decore com ramos de salsinha para dar um toque especial! Você ainda pode incrementar adicionando batata palha Husker extrafina sobre cada barquete.

Canudo de doce de leite

Ingredientes:

1 embalagem de canudos Husker

1 litro de leite

2 xícaras de açúcar

Coco ralado a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela funda, misture o açúcar e o leite, leve ao fogo médio e mexa sem parar até subir a fervura.

Assim que ferver, mantenha em fogo baixo, sempre mexendo, até obter a textura desejada – para rechear os canudos, o ideal é que fique cremoso. Se preferir, utilize um doce de leite pronto nessa receita.

Depois de esfriar o doce, recheie os canudos utilizando um saco de confeiteiro ou uma colher pequena. Antes de servir, dê um toque especial polvilhando coco ralado no topo de cada canudo!

Quer conferir outras dicas e receitas? Leia outros artigos em nosso blog clicando aqui.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário